Editora Tempo Freudiano

Diretora: Ana Cristina Manfroni
Editora Executiva: Fernanda Hamann de Oliveira
Responsável pela distribuição: Erimaldo Nicácio
Site: Barbara Amaral de Souza e Sérgio Rezende

 

A Editora Tempo Freudiano tem como objetivo publicar, na forma de livros e na Revista Tempo Freudiano, trabalhos produzidos na própria instituição e na Association lacanienne internationale (ALI).

Em 2015, tivemos a 2a edição de A prática psicanalítica hoje – Conferên­cias, de Charles Melman, e a publicação em livro dos volumes 2 e 3 da coleção A clínica da psicose – Lacan e a psiquiatria, lançados inicialmente na Revista Tempo Freudiano e que ainda não tinham sido republicados, incluindo trabalhos que não constavam das edições em Revista. Todos os volumes trazem textos originais de psiquiatria clássica.

Em 2017, publicaremos o livro Novos estudos sobre a histeria, primeiro seminário de Charles Melman dos anos 1980, obra importante para a clínica psicanalítica de hoje, na emergência da chamada nova economia psíquica. Trata-se de um estudo rigoroso e atual sobre a posição histérica – desenvolve a economia da histeria e coloca os impasses a que chegara Freud e os avanços que a prática e o trabalho conceitual de Lacan trouxeram. Apresenta toda uma reflexão sobre questões em torno do estatuto clínico da histeria, a relação da histeria com a feminilidade, a sua dimensão discursiva e, particularmente, a da própria resistência à psicanálise sob a forma da histeria coletiva, de seu sintoma social e sua contrapartida no totalitarismo. A edição brasileira será a tradução da última versão da transcrição do seminário, revista pelo autor e publicada na França pela ALI em 2010.

O novo site www.tempofreudiano.com.br, recentemente modificado, disponibiliza informações relativas ao funcionamento da instituição e artigos não publicados em meio impresso. Para os membros e participantes do Tempo, dá acesso ao acervo da Biblioteca.

Um trabalho permanente de tradução destinado às publicações é reali­zado por Sérgio Rezende, com a colaboração de Luíza Ribeiro, Juliana Castro Arantes e Ângela Jesuíno e alguns outros colegas.

Para conhecer e comprar nossas publicações, clique aqui.

Print Friendly, PDF & Email