O Seminário no Tempo Freudiano

Antonio Carlos Rocha
Terças-feiras, das 10h às 11h30

O Seminário no Tempo Freudiano é o lugar de referência central de ensino e transmissão da psicanálise na instituição. É um espaço em que, a cada semana, abre-se a possibilidade de um encontro com a palavra de Lacan. A partir de um trabalho de apresentação e discussão dos tópicos e fragmentos que vão emergindo da tessitura de seus Seminários, o que é visado é a articulação do que aí se evidencia, em cadeia, como sustentação do discurso analítico.

O acompanhamento do Seminário exige um trabalho cuidadoso de leitura, cuja complexidade implica atividades que são sustentadas com a contribuição de alguns membros. Os Grupos do Seminário, pela interlocução, são espaços onde se pode reverberar a incidência desse trabalho. Neste ano, temos dois Grupos do Seminário em funcionamento: um coordenado por Barbara Souza e Francisco Leonel Fernandes e outro coordenado por Dionysia Andrade e Luiz Romão.

Além disso, o trabalho de Referências do Seminário recolhe e divulga o material necessário a esclarecer as frequentes citações de Lacan a outros psicanalistas e a outros campos do saber e da cultura, de modo a facilitar o acompanhamento do trabalho.

Há também um trabalho permanente de transcrição do Seminário no Tempo, realizado por um grupo de membros da instituição, sob a coordenação de Ingrid Dako.

Print Friendly, PDF & Email